27/12/2015

Hebreus

 A história Hebraica tem espaço relevante nos livros de história por se tratar de um povo, relativamente, pacífico que atravessou milênios e se manteve íntegro, dando origem a duas das maiores religiões monoteístas do planeta. O cristianismo, advinda de Jesus, e o Judaísmo que ainda aguarda por seu Messias.

 Sabe-se que o povo hebreu vivia em uma cidade Suméria ( primeiro povo a habitar a mesopotâmia) chamada Ur. Nesta cidade-estado, Abraão recebe o chamado de Deus que o convida a converter-se ao monoteísmo e levar os hebreus à Terra Prometida denominada Canaã, que hoje seria grande parte da Palestina (2000 a.C.).



 A periodização é feita em 3 partes: Patriarcado, juizado e reinado.

 Este primeiro momento se trata do patriarcado, pois os judeus (ou hebreus) ainda eram nômades e se ocupavam da criação de caprinos.

 Chegando em Canaã, passam pelo processo de sedentarização, tendo em vista as terras que eram sutilmente férteis. A partir daí, começam a praticar a agricultura e a domesticação de animais com maior intensidade. Inicia-se também um processo de hierarquização social, tanto pela distribuição diferenciada de serviços, quanto pelo surgimento da propriedade privada, que é comum em toda sociedade que começa a ficar complexa.

 Entretanto, uma seca assombrosa assola a região forçando os judeus a tomarem novos rumos. Partem para o Império Egípcio que estava dominado pelos Hicsos (um povo de origem asiática). Os hebreus são bem recebidos e ,até mesmo, livres para ocupar cargos administrativos e outras funções.

 A investida egípcia se origina na cidade de Tebas com o futuro faraó Amósis que desbancará os Hicsos e escravizará o povo hebreu por um período de 400 anos. Já o contra-ataque judeu será chefiado por Moisés que encaminhará tal povo novamente á Terra Prometida.



A região da palestina sempre foi fortemente disputada, não só por suas terras, já que o clima semi-árido não contribui para a produção de muitas culturas, mas sim por ser área que interliga ocidente e oriente pelo mar mediterrâneo. Soma-se a isto o fato de existirem poucas barreiras naturais que impeçam a perambulação de povos pela região.

 Sendo assim, depois de 400 anos de história, Canaã já estava sendo habitada por diversos povos, incluindo os famosos inimigos Filisteus. Nesse caso, fez-se necessário compor um contingente militar que pudesse enfrentar tais povos. Assim, se inicia o Juizado.

 Josué, famoso juiz, dividirá as terras conquistadas em 12 tribos. As guerras contra os Cananeus e Filisteus estavam cada vez mais exaustivas, levando á dissolução do corpo de juízes e instauração da monarquia que concentraria o poder nas mãos de um só líder, com objetivo de potencializar os ataques. Gedeão, Sansão e Samuel são exemplos de juízes.



 O primeiro rei será Saul, seguido por Davi que derrotará os filisteus. Com a morte de Davi, assumirá o rei Salomão que levará a cultura hebraica a seu apogeu. Intensificará o comércio com outros povos, aproveitando da base criada por seu pai Davi e será protagonista de grandes obras públicas como o Templo de Salomão (Templo de Jerusalém).



 Com a morte de Salomão, os conflitos internos aumentam, levando em consideração que a região estava sendo cobiçada pelos egípcios e babilônios aos cantos. Além disso, as esplendorosas obras que caracterizaram o reinado de Salomão foram custeadas pelos pesados impostos que a população era obrigada a pagar.

 Assim, quando assume Roboão, filho de Salomão, este se recusa a fazer a urgente reforma tributária que a população necessitava, levando ao que se chama Cisma Hebraico, que é a separação das doze tribos em duas partes. A parte norte composta por 10 tribos chamada de Israel e a do sul chamada de Judá ( Aproximadamente 924 a.C.).

 O primeiro a se prejudicar será o reino de Israel que fora dominado pelo rei Sargão II do Império Assírio, que estava imperando na Mesopotâmia. (722 a.C). Logo depois será o reino de Judá que será invadido pelo rei neobabilônico Nabucodonosor e assim ocorrerá o famoso episódio do Cativeiro da Babilônia( PRIMEIRA DIÁSPORA ), visto que os hebreus foram levados cativos para a Babilônia (586 a.C.).

 Isso perdurará até a dominação Persa sobre a mesopotâmia com o rei Ciro I, que livrará os judeus de suas algemas e os deixará livres para retornarem á sua almejada Canaã, a fim de reconstruírem o Templo de Salomão, destruído pelos Babilônicos (536 a.C.).

OBS: Não leve em consideração os Persas do filme "300" de Zack Snyder.



 Em sequencia, haverá diversas dominações. Alexandre Magno com seu império que unira ocidente com oriente dominará a Palestina em 322 a.C. Depois dele, será a vez do Egito com a dinastia Ptolomeu que não passa de um desdobramento do império macedônico, já que após a morte de Alexandre seu império foi dividido entre seus 3 grandes generais. Ptolomeu ficou com a parte do Egito.



 Depois dos Ptolomeu, o povo Hebreu passou para as mãos do vasto Império Romano que não pegou mole. Diante de tamanha tortura, o povo judeu resolveu fazer uma investida contra as legiões romanas, sob ordens do imperador Tito, que derrotarão os judeus e destruirão o Tempo de Salomão novamente (70 d.C.). Em seguida, os romanos promoveram a Segunda Diáspora judaica pelo mundo, dispersando os judeus. O ultimo episódio de resistência pífia se dá no episódio de Massada, que vale a pena dar uma olhada.



 Depois de muito tempo, se iniciará o movimento Sionista em defesa de um Estado Judaico. Tal movimento ganhou gás, em virtude do forte anti-semitismo ao longo da história e do futuro holocausto. Ademais, fala-se em retorno á pátria tomada.

 Isso resulta em desdobramentos que levam a ONU a decretar a criação do Estado de Israel (1948) na região da Palestina que já estava sendo habitada por árabes a muito tempo... Olha no que se desenrolou...




 Considerações finais:

-A história dos hebreus está registrada nos 5 primeiros livros da Bíblia, o chamado Pentateuco ou Torá.
-A atual guerra entre árabes e judeus resulta destes acontecimentos.
-Pode-se perceber como a religião influencia na resistência ao longo da história. Fato muito apontado nas convocações das Cruzadas, mas que podemos observar com os Hebreus.
-O que sobrou do Templo de Salomão foi o atual Muro das Lamentações
-Há diversas contradições sobre o assunto, devido aos poucos relatos históricos.
-Não tem muito o que se falar sobre como se encaixar em redações tal tema. Dependerá de qual assunto a dissertação estará tratando. Pode-se usar para falar de questões religiosas e até mesmo sobre os conflitos árabes na Palestina.

Imploro a vocês que leram até aqui alguma objeção nos comentários, que vai ser mais que apreciado por mim, tomando-se de imensa importância. Muito Obrigado!



4 comentários:

  1. Muito bom! Super interessante saber sobre os Hebreus.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelas considerações Gabriel Henrique. Caso quiser pode dar sugestões de futuras postagens. Muito obrigado :)

    ResponderExcluir
  3. Bom texto. Noto a dificuldade em escrever sobre um tema que tem como maior referencia histórica um livro extremamente tendencioso (a Bíblia). Gostaria de saber sua opinião sobre a questão de conceder o Estado de Israel aos judeus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas os historiadores em geral não costumam apoiar seus estudos nos textos religiosos. Para isso, usou-se da arqueologia e uns manuscritos que o povo encontra nas regiões do mar morto.
      Quanto à criação do Estado de Israel, percebe-se que foi um jogo de interesses ingleses apoiado por outros norte americanos. Isso em decorrência de estar se passando por um período de Guerra Fria que fez os EUA verem a região como ponto estratégico. Por outro lado, a região já era moradia de muitos judeus que aumentaram o fluxo migratório para lá depois da primeira guerra mundial, visto que o domínio do local passou para a mão dos ingleses que melhoraram infraestrutura atraindo mais judeus. Eles, portanto, ja compravam terras dos árabes na região.
      O problema esta na omissão dos países, a cerca das diversas tensões que ocorrem lá. Omissão não, na verdade a preparação do terreno para que as guerras se perpetuem...

      Excluir